Sobre a Exposição
A exposição “Ciência, raça e literatura” pretende apresentar aos visitantes recortes do processo histórico de construção do conceito de RAÇA pelas CIÊNCIAS NATURAIS, desde os empenhos de naturalistas do século XVII em classificar a diversidade de seres humanos, passando pelas pesquisas em craniometria, o darwinismo social do século XIX, e por fim, os discursos contemporâneos que negam o status científico do conceito de raça, com base nos estudos da designada “nova genética”. Procura-se, por meio deste percurso, construir o argumento de que as distinções propostas pela categoria científica de raça estiveram compromissadas com processos de alterização, por meio dos quais, determinados grupos étnicos, sociais, culturais e/ou políticos promoveram segregação, marginalização de outros grupos humanos. Problematizando deste modo, as relações ciência, tecnologia e sociedade.
A apropriação das teorias raciais europeias pela elite intelectual do segundo império e da república no Brasil também é tematizada por meio da apresentação dos discursos e das práticas de médicos da Faculdade de Medicina da Bahia, a exemplo de Nina Rodrigues, e de cientistas dos museus nacionais de etnografia e ciências naturais no período de 1870 a 1930. É por este caminho que se chega ao terceiro termo que define a exposição: a LITERATURA. É apresentada em uma breve amostra de como a questão racial no Brasil foi tratada na literatura, desde os romances naturalistas, que tem como exemplo emblemático O Mulato de Aluísio de Azevedo, e pré-modernistas como Os Sertões de Euclides da Cunha, que refletiam o cientificismo do e o determinismo racial do final do século XIX e início do século XX, até obras como Casa Grande & Senzala de Gilberto Freire e Tenda dos Milagres de Jorge Amado, que instauram o paradigma cultural, por meio do qual o determinismo racial é questionado, e a mestiçagem é colocada como elemento crucial na formação nacional.
Apresentada ao público pela primeira vez no período de 09 a 23 de janeiro de 2013, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, em Feira de Santana, a exposição já está em sua nona edição. Em todas estas edições, os elementos de exposição foram construídos de maneira colaborativa entre estudantes de graduação e pós-graduação da UEFS e da UFBA, e pesquisadores destas duas instituições da área do Ensino, Filosofia e História das Ciências. Deste mesmo modo, foi planejada a ação educativa de mediadores a visitas guiadas, a qual foi executada nas três primeiras edições e na quinta edição por estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas da UEFS, como atividade da disciplina Estágio Supervisionado, e na quarta edição por alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de Biologia da UFBA e Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA e UEFS, respectivamente.
Edições da Exposição até 2016
Equipes da Curadoria Coletiva
Sobre a pesquisa
A Exposição é objeto de estudo de um projeto de pesquisa que busca sistematizar a colaboração entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de duas universidades públicas e professores-pesquisadores da educação básica no desenvolvimento e na investigação de inovações voltadas para a educação das relações étnico-raciais.
Esta colaboração teve início a partir da itinerância da exposição “Ciência, Raça e Literatura” que, desde 2013, tem abordado o desenvolvimento histórico do conceito de raça, com o intuito de promover uma reflexão a respeito das implicações sociais do racismo científico, ou seja, do envolvimento das biociências e suas tecnologias em processos de alterização relacionados a categorias raciais. Ao longo da itinerância por museus, instituições do ensino superior e escolas da educação básica, a exposição tem sido alimentada por estudos da história do racismo cientifico nos séculos XIX e XX. Os resultados desses estudos e fontes têm sido recontextualizados didaticamente em novas temáticas, objetos e artefatos interativos que passam a compor o acervo da exposição. Por sua vez, as temáticas abordadas na exposição têm sido apropriadas por comunidades escolares que a visitam, dando origem ou incorporando-se a projetos pedagógicos e intervenções educacionais voltados para relações étnico-raciais e de gênero.
Tendo em vista estes desdobramentos da exposição e o trabalho colaborativo entre universidades e escolas instaurado, optou-se por investir os seguintes objetivos de pesquisa no presente projeto: (1) avaliar em que medida os elementos do acervo da exposição respondem às demandas da educação das relações étnico-raciais de acordo com especialistas da área, ativistas de movimentos sociais e professores da educação básica; (2) mapear e analisar processos de alterização relacionados à raça em que as ciências biomédicas estão envolvidas, por meio de estudos da história das ciências do passado e do presente; (3) investigar apropriação e recontextualização didática que os professores de uma comunidade escolar têm feito dos temas, objetos, artefatos e textos da exposição.
Por meio da articulação destas investigações, espera-se gerar uma base de conhecimento para o desenvolvimento colaborativo de Materiais Curriculares Educativos, de modo a atingirmos o objetivo central deste projeto, o de investigar quais características – em especial, os elementos educativos - os Materiais Curriculares Educativos, devem apresentar para servir como ferramentas cognitivas que apoiem os professores em práticas voltadas para educação das relações étnico-raciais. Este objetivo principal será alcançado através de estudos orientados pelos marcos teórico-metodológicos da pesquisa colaborativa e de estudos de desenvolvimento no âmbito da pesquisa de design educacional. Como um produto de popularização da ciência, pretendemos criar uma plataforma de colaboração online para documentação e disseminação dos Materiais Curriculares Educativos em desenvolvimento.
PESQUISADORES/AS ENVOLVIDOS
Claudia de Alencar Serra e Sepulveda
Departamento de Educação
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/5623307231624204
Charbel Niño El-Hani
Instituto de Biologia
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/8022297490892415
Juan Manuel Sanchéz Arteaga
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/0649734521888610
Marco Leandro Barzano
Departamento de Educação
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/1944217557693131
Estudante de Pós-Doutorado
Leyla Mariane Joaquim
Bolsista PDJ/CNPq
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/6956771496015831
Estudantes de Pós-Graduação
Ayane de Souza Paiva
Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/6373963515950534
Diego de Brito Lima
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/2230956702491086
Hemilly Cerqueira Souza
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/1979358945530723
Ricardo Ferreira Machado
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/1046256584704837
Thiago Leandro da Silva Dias
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS)
Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/8920875303870381
Professoras/es-pesquisadoras/es da Educação Básica
Dulcinea Cerqueira Coutinho Barros
Instituto de Educação Gastão Guimarães
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/1146297810198265
Irma Délia Teixeira Ramos
Instituto de Educação Gastão Guimarães
Endereço lattes:: http://lattes.cnpq.br/0789112255183312
Maria da Conceição Lago Carneiro
Instituto de Educação Gastão Guimarães
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/0690101722551317
Mateus Dumond Fadigas
Colégio Estadual Eduardo Fróes da Motta
Edereço lattes: http://lattes.cnpq.br/2707003973169781
Nancy Goretti Brêda Mascarenhas Assis
Colégio Estadual Imaculada Conceição
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/2768252684447850
Sandra Machado dos Santos
Instituto de Educação Gastão Guimarães
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/8303853744325775
Vanessa Perpétua Garcia Santana Reis
Instituto de Educação Gastão Guimarães
Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/4119758690570512
GRUPOS DE PESQUISA