/apresentação
Esta plataforma consiste na digitalização de parte do acervo da Exposição Ciência, Raça e Literatura como forma de subsidiar uma avaliação do seu potencial para educação das relações étnico-raciais, que pretende contar com a colaboração de professores/as, gestores/as, pesquisadores/as e atores de movimentos sociais envolvidos na implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e que visitaram a exposição em alguma/s de suas edições.
Este formato de acervo foi elaborado a partir de registro fotográfico dos principais elementos expositivos de algumas edições da exposição e dos arquivos originais digitalizados, entendendo-se por elemento expositivo toda instalação componente do acervo, entre banners, painéis, cartazes A4, artefatos de madeira, manequins e representações de objetos. Encontra-se dividido em sete unidades expositivas - identificadas a partir do estudo sobre a conceptualização e cenarização da expografia.
O registro visual foi classificado segundo a natureza dos elementos e instalações, estando assim dividido: ORIGINAL, refere-se ao arquivo digital que deu origem ao elemento exposto, CENARIZAÇÃO, refere-se ao registro do conjunto cenográfico da unidade expositiva, e OBJETO, refere-se à fotografia de elemento que não seja texto e imagem impressa. A legenda de cada registro visual trará informações sobre a natureza do elemento/instalação, seu vínculo temático com a expografia, origem (edição) e formato exposto.
A divulgação desses registros visuais tem como finalidade estimular os participantes a se recordarem de episódios envolvendo a experiência de visita à exposição em questão - método de lembrança estimulada - como forma de qualificar a avaliação pretendida.
Disponibilizamos um questionário online para avaliação dos objetivos educacionais que podem ser alcançados pelo conjunto de elementos da exposição Ciência, Raça e Literatura. Recomendamos uma visita às unidades da exposição antes de iniciar a avaliação.